Então você (ou sua esposa) quer se juntar a uma empresa de marketing multinível

Um colega de faculdade que você não ouviu falar em anos lhe dá uma chamada para ver se você quer fazer o almoço. Sim, você faria! Impressionante que ele pensou em chegar até você.

Então você conhece seu amigo em uma lanchonete. Você relembrar os velhos tempos e jogar em dia. Você está se divertindo muito. Mas então ele menciona esta empresa de nutrição que ele está vendendo ultimamente. Ele diz que está apenas começando, mas há muito potencial de renda. Na verdade, ele conhece um cara que pagou sua hipoteca trabalhando para essa empresa. Ele acha que você seria um distribuidor perfeito para isso, porque você levanta pesos e é conduzido.

O que começou como uma noite agradável alcançando um velho amigo de repente parece estranho. Você sente . . . Usava.

Você provavelmente já encontrou uma situação como essa. Ou pelo menos conheça alguém que tenha. Se você ainda não experimentou esse tipo de discurso, provavelmente já viu velhos amigos do ensino médio ou uma tia no Facebook ou Instagram postando sobre uma incrível oportunidade de negócio que envolve vender cílios ou suplementos de saúde ou óleos essenciais para algo que pode ser descrito como uma “empresa de marketing multinível”.

Embora haja muitos homens que se juntam aos MLM, 75% de todos os participantes são mulheres. Mas isso não significa que, se você é um cara, não precisa entender exatamente como os MLMs funcionam, pois há uma chance que sua esposa um dia virá a você com a ideia de se juntar a um deles. Espero que você tenha uma conversa sobre isso, e esperamos que, usando os pontos que apresentamos abaixo, você consiga argumentar que é uma má ideia para ela e para sua família.

Porque, apesar da crescente onipresença de testemunhos brilhantes e posts de estilo de vida aspiracional em torno do marketing multinível, a realidade dos MLMs é bem diferente do que parece. Se você, ou sua esposa, está interessada em se juntar a um, você deve isso a si mesmo para entender esse outro lado, mais sombrio e consideravelmente mais sombrio.

O que é marketing multinível?

Existem muitas definições do que é marketing multi-nível e é chamado de coisas diferentes. Consequentemente, às vezes pode ser difícil dizer, pelo menos inicialmente, se uma empresa se encaixa nesse rótulo ou não mais se quiser conhecer uma empresa seria faça seu cadastro Hinode.

Primeiro, aqui estão as diferentes coisas que você vai ouvir marketing multi-nível chamado: marketing de rede (mais comum), vendas diretas, marketing afiliado, marketing de referência, marketing de duplo nível, marketing direto ao consumidor, franchising de negócio baseado em casa, casa com base em oportunidades de negócios e marketing in-line.

Se você ouvir alguém falar sobre um modelo de negócios usando um dos termos acima, há uma boa chance de que seja um negócio de marketing multinível. Mas entenda isto: só porque uma empresa usa um dos termos acima, NÃO significa automaticamente que é um MLM. Como veremos mais adiante, uma empresa que usa vendas diretas para obter produtos ou serviços para o consumidor pode não ser um MLM.

Ok, sabemos quais termos podem ser usados ​​para falar sobre uma empresa que usa marketing multinível. Como exatamente esse modelo de negócio funciona?

Aqui está a definição que a Federal Trade Commission deu para MLMs:

“O marketing multinível é uma forma de venda direta e refere-se a um modelo de negócios no qual uma empresa distribui produtos por meio de uma rede de distribuidores que obtêm renda de suas próprias vendas no varejo do produto e de vendas no varejo feitas diretamente pelas distribuidoras. e recrutas indiretos. Como eles ganham uma comissão pelas vendas que seus recrutas fazem, cada membro da rede MLM tem um incentivo para continuar recrutando representantes de vendas adicionais em seus ‘downlines’ ”.

Esta é uma definição bem, mas para realmente entender o que é um MLM, você tem que ver isso “em ação”. Abaixo, eu o guio através do funcionamento de um MLM hipotético chamado Empresa A. Embora cada MLM seja um pouco diferente em como eles funcionam, todos eles compartilham esse mesmo formato básico.

Empresa A vende shakes de perda de peso. Em vez de colocá-los nas prateleiras das lojas ou vendê-los diretamente aos consumidores por meio de uma loja on-line, eles recrutam vendedores chamados de “distribuidores” para vender os shakes para eles.

Para se tornar um distribuidor, uma pessoa precisa comprar um pacote inicial de distribuidor da Empresa A. Ele custa US $ 75 e contém folhetos sobre o produto e o que os distribuidores podem fazer para ganhar dinheiro com a empresa. Ele também contém algumas amostras do produto que o distribuidor em potencial pode distribuir para ajudar a vender o produto.

Jim é abordado por um amigo que já é um distribuidor da Empresa A para se tornar um distribuidor também. O amigo de Jim diz a ele que é uma “incrível oportunidade de negócio” e que ele está apenas contando a Jim sobre isso, porque ele é o tipo de cara empreendedor que poderia ter sucesso com isso. O amigo compartilha como outros distribuidores conseguiram ganhar dinheiro suficiente vendendo shakes que pagaram dívidas estudantis e compraram um segundo carro. Ele fala muito pouco sobre o produto em si, exceto que é fantástico e praticamente se vende.

Jim preenche o aplicativo para se tornar um distribuidor da Empresa A e compra o kit inicial de US $ 75,00. Jim agora pode comprar os shakes da empresa A com um desconto de 25% e vendê-los a amigos e familiares a preço de varejo completo e manter o lucro. Isso é bem legal.

Mas, em seguida, Jim vê algo no folheto inicial: em vez de apenas comprar a quantidade de balas que ele precisa para satisfazer a demanda por eles entre seus amigos e familiares, a empresa A exige que Jim compre US $ 100 em shakes por mês para manter seu status. Um distribuidor. A empresa diz que você precisa fazer isso para ter estoque suficiente para vender às pessoas e, assim, você mesmo pode usar o produto.

Jim se inscreve em um sistema de entrega automática, no qual seu cartão de crédito é cobrado US $ 100 por mês e ele recebe o produto todo mês. Ele está meio preocupado com essa cobrança recorrente de US $ 100, mas os shakes vão se vender, certo? Ele poderá recuperar seu dinheiro. Definitivamente.

Jim começa a agitar os shakes para seus amigos e familiares. Ele recebe uma venda (de sua mãe), mas é só isso. A maioria das pessoas simplesmente não está interessada. Vender esses shakes é muito mais difícil do que ele pensava.

O amigo de Jim que o recrutou para a empresa começa a dizer a Jim que a maneira como você realmente começa a ganhar dinheiro com a Empresa A está recrutando outras pessoas abaixo de você para vender shakes. “Quando você contrata alguém”, explica o amigo de Jim, “você começará a receber uma comissão de 10% sobre o produto que seu recrutamento precisa comprar da Empresa A para se qualificar como distribuidor. Se você conseguir que 3 pessoas se inscrevam, isso significa que você ganharia 10% de comissão em todos os produtos que esses 3 recrutas são obrigados a comprar, além do que eles compram além desse mínimo. ”

Jim pensa consigo mesmo: “Hmm, isso significa que essa minha amiga está ganhando 10% dos shakes que eu preciso comprar da empresa A. Isso é interessante”.

O amigo continua: “Fica melhor! Se esses 3 recrutas recrutarem umas 3 pessoas, você ganhará 5% de comissão sobre o produto que eles compram da empresa também. Você será um distribuidor de nível ‘Estrela Dourada’ neste momento e poderá comprar produtos da empresa com um desconto de 30%. Para manter esse status, seu grupo de 12 recrutas abaixo de você precisa comprar coletivamente US $ 1.200,00 em produtos por mês da empresa ou procure um consultor de marketing. ”

“E se esses 12 recrutas recrutarem 3 distribuidores, você ganhará 5% do produto que eles precisam comprar da empresa. Neste ponto, você será um distribuidor “Double Gold Star”. Esses recrutas e sub-recrutas são chamados de ‘downline’. Quanto maior for sua downline, mais renda passiva você pode ganhar. Fale sobre uma oportunidade incrível! ”

A partir dessa hipotética, podemos ver os traços que definem o marketing multinível; depois de pesquisar mais de 600 empresas diferentes de MMN, o advogado do consumidor, Jon Taylor, enumerou essas características da seguinte maneira:

  1. Incentivos para recrutar novos distribuidores para a empresa. Jim ganha uma comissão sobre o produto que os distribuidores abaixo dele compram da empresa-mãe.
  2. O avanço na hierarquia de vendas é alcançado pelo recrutamento e não pela nomeação. Jim não pode chegar ao próximo nível na hierarquia de vendas por alguém acima dele dizendo: “Achamos que você seria um bom distribuidor executivo”. Ele é determinado apenas pelo número de pessoas que ele recruta e que seus sub-recrutas recrutam.
  3. Os requisitos de “pagar para jogar” são atendidos por “compras incentivadas” e / ou mínimos de recrutamento em andamento, com os participantes sendo os principais compradores. Para se tornar um distribuidor, Jim teve que comprar um kit inicial. Para manter seu status de distribuidor, ele precisa fazer compras mensais mínimas.
  4. O pagamento da empresa (em comissões e bônus) por venda para o total de todos os participantes superiores é igual ou superior ao da pessoa que vende o produto – resultando em incentivo inadequado ao varejo e incentivo excessivo ao recrutamento. Jim pode ganhar mais dinheiro recebendo comissões do produto que os distribuidores abaixo dele são obrigados a comprar da empresa, do que ele poderia vender os shakes no varejo para clientes fora do negócio.
Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *